5 filmes fascinantes para passar em sala de aula
Há muito tempo já existe o debate sobre quanto as culturas de massa podem colaborar para a formação de crianças em sala de aula, e o cinema é uma das principais ferramentas para manter esse elo entre os alunos e a cultura.
Capaz de aprofundar o pensamento e o ensinamento sobre a consciência ética e outros temas relevantes, o cinema utiliza histórias reais ou lúdicas para demonstrar o conceito que se deseja estabelecer. O professor pode exibir o filme durante suas aulas, tendo o entretenimento como aliado para o ensino.
Histórias fascinantes como apoio educacional
O professor pode utilizar todo o filme ou apenas trechos importantes para ilustrar o tema da aula. É fundamental, no entanto, que o filme e sua temática tenham ligação com o conteúdo proposto, para que possa haver a assimilação desejada. Vale destacar anteriormente, inclusive, os pontos de aprendizado presentes na história, abrindo um debate após a exibição do filme, a fim de perceber a forma de compreensão dos alunos sobre o que foi apresentado e ajudar a elucidar as suas dúvidas.
Separamos cinco filmes marcantes que podem ser muito produtivos ao serem exibidos em sala de aula:
1 – À Procura da Felicidade
O filme À Procura da Felicidade é uma unanimidade quando se busca uma referência sobre superação e determinação. A história real de Chris Gardner, casado e com um filho, que superou todas as adversidades para conseguir sucesso financeiro, quando parecia ser improvável, é uma aula sobre como se portar diante das dificuldades.
Com problemas financeiros, sua mulher Linda vai embora e deixa o pequeno Christopher aos cuidados dele. Tentando vender máquinas de scanner médico para clínicas particulares e hospitais, Chris acaba sendo despejado de casa e fica sem ter onde morar com o filho, passando a dormir em dormitórios para moradores de rua, em um trem e até mesmo no banheiro do de um metrô, até que consegue uma vaga de estágio não remunerado em uma importante corretora de valores, para concorrer a uma única vaga e ser contratado.
2 – Crash, no Limite
A produção do filme apresenta, de forma brilhante, o racismo, a xenofobia e a segregação social nos EUA. Com uma narrativa diferente da tradicional, o filme é um relato atual e chocante de questões cotidianas e ainda tão dolorosas, apresentando histórias aparentemente não relacionadas e que acabam se cruzando no desenrolar do filme.
A história se passa em Los Angeles, após o atentado de 11 de setembro, e retrata a vida de alguns personagens aparentemente distintos, mas sempre às voltas com tensões raciais e sociais em vários limites da cidade. O ápice do filme é quando seus mundos se encontram. É um filme intenso e perfeito para ampliar a consciência social sobre o racismo, ideal para alunos de 14 anos em média.
3 – Up, Altas Aventuras
A animação da Disney Pixar é uma comovente história sobre um vendedor velho e viúvo prestes a ir para um asilo pela possibilidade de perder a casa onde morou com a esposa. Ele decide fugir, levando junto sua casa com milhares de balões, mas não sabe que seu vizinho Russel, uma criança carente, também está lá dentro.
Ambos vivem juntos uma incrível aventura, na qual demonstram aos expectadores como é a convivência entre pessoas de diferentes gerações, o ato de envelhecer e a força da amizade, mesmo que improvável.
4 – O Ano em Que Meus Pais Saíram de Férias
O filme nacional é indicado para alunos de 14 anos e retrata a história do Brasil nos anos 1970. Ótima forma de contextualizar o período da ditadura no país, o filme também é excelente para falar sobre a convivência com culturas, religiões e gerações diferentes.
O menino Mauro é deixado pelos pais na casa de seu avô, pois ambos supostamente saíram de férias, mas, na verdade, estavam fugindo da perseguição da ditadura. O inusitado leva Mauro a morar com o judeu Shlomo, vizinho de seu avô; é quando começa suas aventuras, adaptações e seus questionamentos.
5 – O Menino Maluquinho
O famoso livro de Ziraldo ganhou uma versão cinematográfica de grande sucesso e conta o cotidiano de Maluquinho, um menino cheio de amigos, brincadeiras e muito feliz.
A narrativa é simples e indicada para crianças menores. Nela, é apresentada a forma simples de viver, com brincadeiras divertidas e sem nenhuma tecnologia, capazes de construir uma criança inteligente, articulada e feliz.
Nenhum comentário:
Postar um comentário