terça-feira, 3 de junho de 2014

Projeto: “Arte e novas tecnologias: Fotografia e Mídias” é destaque em Pouso Redondo


“A importância da fotografia é tão extraordinária que não se pode imaginar um ser, uma família, uma sociedade, mesmo as mais primitivas, que não tenha sido fotografada. A fotografia capta um momento, uma realidade presente/passado, no momento que ocorre, momento único, jamais repetido, jamais revivido. A foto é a testemunha ocular do fato, é a comprovação do ocorrido, é a existência contida na imagem. O registro fotográfico proporciona comunicação, é fator de reflexão e de questionamento, revela mil possibilidades de interpretações, ainda que num momento congelado e guardado para sempre”.
Foi com esse pensamento que a Profª Cleide Mara Bittencurt desenvolveu o projeto “Arte e novas tecnologias: Fotografia e Mídias” com as turmas de 1º a 3º ano do Ensino Médio da EEB Letícia Possamai, em Pouso Redondo.
O projeto foi desenvolvido em duas etapas, sendo na primeira, uma explicação teórica sobre a profissão do fotógrafo nos dias atuais (trazendo as variáveis profissões que surgem com o uso da fotografia), técnicas básicas de fotografia, estilos fotográficos, câmeras analógicas e digitais e um breve resumo sobre os recursos de uma câmera profissional. Esta explicação contou com a ajuda de uma convidada, a artista taioense Luiza Maria Cunha, que além de estudar fotografia, teatro, desenho artístico e literatura atualmente estuda jornalismo na UNIDAVI de Rio do Sul.
Na segunda etapa os alunos puderam colocar o que aprenderam em prática através de colagens e imagens que os próprios alunos produziram no ambiente escolar.
As atividades foram desenvolvidas durante as aulas de Artes. Segundo a professora, “o principal objetivo foi fazer com que os alunos compreendessem que a arte não se limita a pintura e ao desenho, e que uma foto casual tirada com o próprio celular, pode se tornar numa obra de arte, a partir do momento que usamos a criatividade, imaginação e a inspiração. E além disso, oportunizou aos alunos conhecerem detalhes sobre várias profissões como fotojornalista, designer gráfico, fotógrafo autoral e pericial, entre outras. Bem como, motivá-los ao estudo e aprofundamento desta arte como profissão”.
Cleide ainda disse que os alunos atingiram suas expectativas. Entusiasmaram-se com as atividades e com as profissões apresentadas, bem como compreenderam que é preciso um olhar sensível e muito estudo para chegar a bela fotografia, não apenas apertar o botão de uma máquina ou celular.
As atividades foram finalizadas esta semana, através de uma votação feita no Facebook para selecionar as 3 melhores fotografias produzidas pelos alunos. Confira as vencedoras:





Nenhum comentário:

Postar um comentário