sexta-feira, 28 de fevereiro de 2020

UM ALERTA...

DIGA NÃO AO BULLYING.



Bullying é uma situação que se revela por repetidos atos intencionais de violência física, verbal ou psicológica, praticados por uma pessoa ou um grupo contra outro indivíduo, de forma repetitiva. A agressão é marcada por intimidação e humilhações racista, difamatória, religiosa, sexual, virtual e separatista. Pode ocorrer em escolas, universidades e locais de trabalho, entre vizinhos e até mesmo na família.
bullying se manifesta pelos seguintes atos: insulto à vítima; intrigas; ataques físicos; difamação; ameaças; chantagens; ordens; desmoralização em público; isolamento social; e depreciação pela aparência, raça, religião, condição social, orientação sexual, entre outras diferenças. “Muitas vezes, um simples apelido inofensivo pode afetar o emocional e deixar marcas severas na vítima por toda a sua vida”, alerta Letícia Lourenço, psicóloga do Colégio Vitta Vivace.
SintomasOs sintomas apresentados por crianças e adolescentes que sofrem bullying podem ocorrer de diversas formas, tais como: urinar na cama, insônia, dor de estômago, transtorno alimentar, ferimentos no corpo, isolamento de outros amigos e da família, queda do rendimento escolar, agressividade, ansiedade, tristeza, aflição, resistência para ir à escola, até doenças psicológicas chegando ao suicídio. “Por isso, é importante a orientação dos pais sobre o assunto, observar se filho está violento, reprimido e sempre manter o diálogo. Muitas vezes, o bullying ocorre longe do olhar dos adultos”, ressalta Letícia.
PrevençãoExistem algumas medidas para prevenir, mas os psicólogos explicam que o mais importante é sempre orientar a vítima a relatar o problema aos pais, professores e funcionários da escola, da universidade e do ambiente de trabalho. Outra indicação é monitorar o comportamento dos filhos e alunos, analisando se podem ser possíveis agressores ou vítimas. Algumas escolas desenvolvem trabalhos de prevenção com apoio psicológico, palestras, programas e atividades extraclasses.
CyberbullyingCyberbullying é o bullying virtual, ou seja, a prática de atos agressivos manifestados pelos meios eletrônicos, com mensagens difamatórias e ameaçadoras enviadas por e-mail e celular, e/ou publicadas em sites, blogs, fóruns, chats e redes sociais. O agressor também faz o cyberbullying ao criar páginas falsas na internet, perfis falsos nas redes sociais e em sites de relacionamento, com fotos e informações difamatórias. “É uma extensão do comportamento hostil do ambiente físico para o espaço virtual”, lembra Letícia.

VOCÊ SABIA?
Bullying é uma palavra da língua inglesa, derivada do verbo bully, que significa ameaçar, maltratar, assustar e oprimir.

Nenhum comentário:

Postar um comentário