quinta-feira, 5 de março de 2020

DE OLHO NO CORONAVÍRUS...





A Secretaria de Estado da Educação (SED) está compartilhando orientações com as escolas da rede estadual para prevenção de vírus respiratórios, com foco no coronavírus (COVID-19). Com a suspeita de casos da doença em Santa Catarina, as escolas têm papel importante na prevenção da gripe, devido à concentração e circulação de pessoas em ambientes fechados como as salas de aula.
A Secretaria de Estado da Saúde, que realizou uma entrevista coletiva sobre o tema nesta quarta-feira, 4, ressalta que o momento é de atenção, mas não de pânico. Dessa forma, as unidades de ensino devem se preparar para organizar o trabalho pedagógico com orientações sobre medidas de higiene pessoal como a prática da etiqueta da tosse, por exemplo. Outra recomendação é planejar reuniões de pais para discussão do tema e buscar apoio nas medidas preventivas que cabem aos familiares.
Também há necessidade de os professores, funcionários e estudantes intensificarem a higienização das mãos, manterem arejados os ambientes escolares e a utilizarem adequadamente os bebedouros. Da mesma forma, a limpeza do prédio escolar deve ser reforçada, principalmente em maçanetas, torneiras, bebedouros e computadores.
As medidas de prevenção ao coronavírus são semelhantes às que foram adotadas para combater outros vírus, como o influenza. É necessário lavar as mãos com água e sabão com frequência; evitar tocar os olhos, nariz e boca com as mãos não lavadas; cobrir a boca e o nariz ao tossir ou espirrar com um lenço de papel e jogar no lixo; evitar contato próximo com pessoas doentes; ficar em casa se estiver doente.
Caso algum membro da comunidade escolar apresente febre, tosse e falta de ar, dores musculares e de cabeça, confusão mental, irritação na garganta ou desconforto no peito, deve ser alertado a procurar atendimento médico. O afastamento das aulas será feito seguindo as orientações médicas.
Secretaria da Saúde cria portal para conscientizar a população
04 03 Site coronavírus ReproduçãoA Secretaria de Estado da Saúde criou um portal com informações atualizadas e orientações em relação ao coronavírus. O vírus causa infecções respiratórias tem sintomas semelhantes a uma gripe forte: febre, tosse, coriza, dor de garganta e dificuldade respiratória. A letalidade é maior em pessoas idosas ou pessoas com doenças pulmonares crônicas.
O coronavírus é capaz de infectar humanos e pode ser transmitido de pessoa a pessoa por gotículas respiratórias, por meio de tosse ou espirro, pelo toque ou aperto de mão ou pelo contato com objetos ou superfícies contaminadas. Em seguida, há o contato da região infectada com a boca, nariz ou olhos.
Ao apresentar os sintomas, o paciente deve procurar a unidade de saúde mais próxima de casa e relatar o problema. Se confirmada a suspeita, o profissional de saúde tomará as medidas previstas no plano de contingência, como colocação de máscara cirúrgica no paciente para evitar a transmissão da doença, além de isolamento deste na unidade de saúde. Os cuidados serão realizados pela equipe de saúde de acordo com a gravidade do caso.
Medidas de Prevenção
- Lavar as mãos com água e sabão com frequência;
- Se houver disponibilidade, utilizar álcool gel com frequência para higiene das mãos;
- Evitar tocar os olhos, nariz e boca com as mãos não lavadas;
- Evitar contato próximo com pessoas doentes;
- Ficar em casa quando estiver doente;
- Cobrir a boca e o nariz ao tossir ou espirrar com um lenço de papel e jogar no lixo;
- Evitar compartilhar utensílios como garrafas de água, copos, talheres e toalhas de rosto;
- Limpar e desinfetar objetos e superfícies tocados com frequência.
Medidas para higiene do ambiente
- Manter os ambientes limpos e arejados;
- Manter as janelas abertas;
- Os bebedouros devem ser higienizados com frequência;
- Disponibilizar copos ou garrafas para que estudantes e funcionários possam beber água sem levar a boca ao bebedouro;
- Ambientes e superfícies devem ser limpos, preferencialmente com água sanitária;
- Objetos manipulados por várias pessoas como maçanetas, torneiras, interruptores, telefones, teclados, mouses e caixas eletrônicos devem ser higienizados periodicamente com água e sabão.

Nenhum comentário:

Postar um comentário