terça-feira, 6 de agosto de 2019

POR DENTRO DA HISTÓRIA...

DIA 06 DE AGOSTO...

Bombardeamentos de Hiroshima e Nagasaki

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Saltar para a navegaçãoSaltar para a pesquisa
Bombardeamentos de Hiroshima e Nagasaki
Guerra do PacíficoSegunda Guerra Mundial
Atomic bombing of Japan.jpg
nuvem de cogumelo sobre Hiroshima (esquerda) após a queda da Little Boy e sobre Nagasaki, após o lançamento de Fat Man
Data6 e 9 de agosto de 1945
LocalHiroshima e NagasakiJapão
DesfechoVitória dos Aliados
Beligerantes
 Estados Unidos

Japão Império do Japão
Comandantes
Estados Unidos William S. Parsons
Estados Unidos Paul W. Tibbets, Jr.
Estados Unidos Charles Sweeney
Estados Unidos Frederick Ashworth
Japão Shunroku Hata
Unidades
Distrito Manhattan: 50 norte-americanos, 2 britânicos
509º Grupo Composto: 1 770 norte-americanos
Segundo Exército Geral: Hiroshima: 40 000
Nagasaki: 9 000
Baixas
20 prisioneiros de guerraestadunidenses, neerlandeses e britânicos mortos90 000 – 166 000 mortos em Hiroshima
39 000 – 80 000 mortos em Nagasaki
Total: 129 000 – 246 000+ mortos
Os bombardeamentos atômicos das cidades de Hiroshima e Nagasaki[nota 1] foram dois bombardeios realizados pelos Estados Unidos contra o Império do Japão durante os estágios finais da Segunda Guerra Mundial, em agosto de 1945. Foi o primeiro e único momento na história em que armas nucleares foram usadas em guerra e contra alvos civis.
Depois de uma campanha de bombardeios que destruiu várias cidades japonesas, os Aliados preparavam-se para uma invasão do Japão. A guerra na Europa terminouquando a Alemanha nazista assinou o acordo de rendição em 8 de maio de 1945, mas a Guerra do Pacífico continuou. Juntamente com Reino Unido e China, os Estados Unidos pediram a rendição incondicional das forças armadas japonesas na Declaração de Potsdam em 26 de julho de 1945, ameaçando uma "destruição rápida e total".
Em agosto de 1945, o Projeto Manhattan dos Aliados tinha testado com sucesso um artefato atômico e produzido armas com base em dois projetos alternativos. O 509º Grupo Composto das Forças Aéreas do Exército dos Estados Unidos foi equipado com aeronaves Boeing B-29 Superfortress que poderiam ficar em Tinian, nas Ilhas Marianas. A bomba atômica de urânio (Little Boy) foi lançada sobre Hiroshima em 6 de agosto de 1945, seguido por uma explosão de uma bomba nuclear de plutônio (Fat Man) sobre a cidade de Nagasaki em 9 de agosto. Dentro dos primeiros 2-4 meses após os ataques atômicos, os efeitos agudos das explosões mataram entre 90 mil e 166 mil pessoas em Hiroshima e 60 mil e 80 mil seres humanos em Nagasaki; cerca de metade das mortes em cada cidade ocorreu no primeiro dia. Durante os meses seguintes, vários morreram por causa do efeito de queimaduras, envenenamento radioativo e outras lesões, que foram agravadas pelos efeitos da radiação. Em ambas as cidades, a maioria dos mortos eram civis, embora Hiroshima tivesse muitos militares.
Em 15 de agosto, poucos dias depois do bombardeio de Nagasaki e da declaração de guerra da União Soviética, o Japão anunciou sua rendição aos Aliados. Em 2 de setembro, o governo japonês assinou o acordo de rendição, encerrando a Segunda Guerra Mundial. O papel dos bombardeios na rendição do Japão e a sua justificação ética ainda é motivo para debates.

Nenhum comentário:

Postar um comentário