Veja abaixo como fazer a Redação do Enem e produzir textos com ponto de vista, argumentos e proposta de intervenção no modelo exigido pelo Exame Nacional do Ensino Médio.
1 – A Introdução
Aqui, você apresenta o tema e o enfoque que dará a ele. Seja sucinto, exponha a sua tese e mostre ao leitor a sua linha de raciocínio. Na dissertação, os seus argumentos devem ser usados para convencer.
É no começo da Redação, na largada do texto dissertativo argumentativo, logo ali na Introdução que você ‘sinaliza’ o caminho, indica o seu Ponto de Vista sobre o Tema, e já mostra que sabe como fazer a Redação do Enem.
2 – O Desenvolvimento
Apresente ideias que justifiquem a sua tese de forma consistente e também os seus argumentos. Coloque da forma mais clara possível os pontos abordados para o leitor entender o seu ponto de vista.
Use um parágrafo para cada argumento e analise todos os aspectos possíveis. Uma dica importante é pensar em uma frase principal para cada parágrafo, e a partir disso desenvolver um argumento completo em cada frase. É preciso exercitar para aprender como fazer a Redação do Enem.
Veja aqui uma aula especial sobre o Desenvolvimento da Redação Enem. É no desenvolvimento que você constrói os argumentos e faz a defesa de um ponto de vista. Faz parte da estratégia sobre como fazer a redação do Enem.
3 – A Conclusão
Para terminar a Redação do Enem, retome as ideias expostas na introdução junto com os principais argumentos que justifiquem a tese e encerre o texto. Aqui, você deve propor uma solução ao problema, uma intervenção, e que contemple a perspectiva dos Direitos Humanos.
Dê a solução a partir dos pontos levantados por você na sua redação. Confira aqui uma aula exclusiva sobre como fazer a Conclusão da Redação Enem.
Nenhum comentário:
Postar um comentário