Comissões Julgadoras Escolares e envio dos textos e vídeos
Inicio do conteudo
Ao longo deste ano, um intenso trabalho foi desenvolvido por professores(as) de língua portuguesa e estudantes de todo o Brasil, e muitos textos e documentários foram produzidos para a 6ª edição da Olimpíada de Língua Portuguesa.
Agora é o momento de realizar as Comissões Julgadoras Escolares e dar visibilidade a todo esse trabalho!
De 12 a 19 de agosto, todas as escolas participantes devem realizar as Comissões Julgadoras Escolares e enviar os textos e documentários selecionados na escola para a Etapa Municipal.
Comissão Julgadora Escolar (CJEsc): o que é e como fazer?
Essa Comissão tem a difícil tarefa de selecionar entre os melhores textos nas categorias: poema, memórias literárias, crônica e artigo de opinião e vídeos na categoria documentário.
A Comissão Julgadora Escolar deve ser coordenada pelo(a) diretor(a) da escola e composta por três a cinco avaliadores, entre professores e professoras da língua portuguesa não inscritos na Olimpíada; representantes da comunidade que dominem a língua portuguesa (jornalistas, escritores e escritoras, contadores de histórias, poetas) e profissionais da área do audiovisual.
Mas atenção: nenhum professor(a) inscrito ou pessoa que tenha vínculo familiar ou socioafetivo com os alunos e alunas participantes da Olimpíada poderá ser membro da Comissão.
Estão sendo enviados para todas as escolas do Brasil os folhetos com orientações para organização da Comissão Julgadora Escolar, que ainda traz orientações sobre os procedimentos dessa comissão na escolha dos textos e vídeos. Esse material também pode ser acessado no Portal Escrevendo o Futuro (clique aqui).
Além disso, para orientar o processo avaliativo, a Olimpíada oferece o curso autoformativo Avaliação textual: análises e propostas, destinado a todos os integrantes das Comissões Julgadoras Escolares, Municipais e Estaduais. O curso já está disponível para download e poderá ser realizado pelos avaliadores e avaliadoras nos horários de sua conveniência, sem a necessidade de um(a) mediador(a) ou orientador(a). Clique aqui para baixar. Em caso de dúvida ou dificuldade técnica, envie um e-mail para nosso suporte: escrevendocursos@cenpec.org.br.
Como enviar os textos e documentários selecionados?
Os textos e documentários selecionados pela Comissão Julgadora Escolar deverão ser digitados e postados no ambiente virtual do Portal Escrevendo o Futuro.
Para isso, é necessário que o(a) diretor(a) da escola seja cadastrado(a) no Portal. É aconselhável que o(a) diretor(a) tente acessar o Portal antes do período para verificar se consegue efetuar o login. Caso necessite de ajuda, entre em contato com a Central de Atendimento: 0800 771 9310.
Nenhum comentário:
Postar um comentário