Caju é um pseudofruto originário da região nordeste do Brasil que é saboroso e rico em propriedades, como vitaminas e minerais, podendo ser um grande aliado da saúde e da regulação do peso. O fruto real do cajueiro é a já conhecida castanha-de-caju, item repleto de compostos benéficos para o organismo.
Conforme explica a nutricionista Rhubia Araújo, do Centro Terapêutico Máximo Ravenna, 100g da fruta fornecem apenas 43 calorias e uma ampla gama de nutrientes.
Veja, a seguir, os principais benefícios da fruta e como consumi-la
adequadamente.
Lista de propriedades
O caju é rico em vitaminas A, C, E e K, que potencializam as defesas do corpo contra agentes externos. Por outro lado também tem fósforo, ferro, sódio e potássio – compostos que ajudam a manter funções importantes, como memória e disposição.
Além disso, há boa quantidade de vitaminas do complexo B, as quais auxiliam a saúde neurológica.
Tipos de caju
Há mais de 20 espécies de caju no Brasil. No entanto, há dois tipos mais comercializados País afora, como o cajueiro comum ou gigante e o cajueiro-anão-precoce.
Benefícios do caju
Fortalece o sistema imunológico
De acordo com Rhubia, o zinco contido na fruta tem o poder de fortalecer as defesas do corpo, evitando doenças como gripe e viroses.
Para a pele
Já o cobre favorece a saúde dos cabelos, da pele e até das unhas.
Para o intestino
As fibras do caju também auxiliam no funcionamento do intestino, regulando-o e evitando diarreia e constipação.
Antioxidantes
O combate ao envelhecimento precoce e ao surgimento de algumas doenças é explicado pela ação dos flavonoides, importantes agentes antioxidantes e anti-inflamatórios.
Outro componente rico em antioxidantes é a vitamina C, também abundante no caju. “Isso significa que há uma importante ação contra aos radicais livres, moléculas que, em excesso no corpo, podem oxidar células e provocar doenças degenerativas decorrentes do envelhecimento”, conta a nutricionista.
Anti-inflamatório
Há, ainda, compostos bioativos com poderosa ação anti-inflamatória, como carotenóides e flavonóides. Eles auxiliam no tratamento doenças como diabetes e câncer.
Benefícios do caju na gravidez
O caju pode ser benéfico em qualquer fase da vida, especialmente durante a gestação. O zinco, um dos minerais encontrados na fruta, é importantíssimo na função reprodutiva, agindo principalmente na melhora da libido.
Há também benefícios no desenvolvimento motor e cognitivo do feto. Além disso, por ser rico em vitamina C, auxilia na absorção do ferro, que pode estar em déficit na gestação.
Benefícios da castanha-de-caju
Ingrediente imprescindível de mix de oleaginosas, a castanha-de-caju contém vitaminas E, K e B6, cobre, fósforo, zinco, magnésio, ferro e selênio, que são nutrientes importantes para manter uma boa função corporal.
Seu consumo pode ser associado ao combate à depressão, hipertensão e problemas intestinais.
Caju engorda ou emagrece?
Nenhum alimento por si só é capaz de emagrecer ou engordar. No entanto, em um contexto individualizado para cada perfil e com o acompanhamento de um nutricionista, o caju pode promover a perda de peso, já que suas fibras tem a capacidade de prolongar a saciedade e, consequentemente, retardar a fome.
Malefícios
Se consumido em quantidades moderadas, não há malefícios na ingestão do caju. Porém, cada indivíduo precisa estar atento aos sinais de alergia que o corpo pode emitir após o consumo.
Quem não deve comer?
Diabéticos devem ficar atentos para a quantidade de frutas consumidas diariamente, como caju ou qualquer outra, isto porque podem elevar o nível de açúcar no sangue e causar malefícios.
Como consumir?
A polpa pode ser usada no preparo de sucos, compotas e sobremesas.
Nenhum comentário:
Postar um comentário