terça-feira, 30 de julho de 2019

O PRAZER EM APRENDER...

Atividade lúdica

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Atividade lúdica é todo e qualquer movimento que tem como objetivo produzir prazer aquando de sua execução, ou seja, divertir o praticante. As atividades lúdicas abrangem "os jogos infantis, a recreação, as competições, as representações litúrgicas e teatrais, e os jogos de azar". [1]
Crianças brincando
Sumariamente teríamos as seguintes características sobre elas:
  • são brinquedos ou brincadeiras menos consistentes e mais livres de regras ou normas;
  • são atividades que não visam a competição como objetivo principal, mas a realização de uma tarefa de forma prazerosa;
  • existe sempre a presença de motivação para atingir os objetivos.
  • Pressupõe desafio e surpresa[2]
Desde os filósofos gregos que se utiliza esse expediente para ajudar os aprendizes. As brincadeiras e jogos podem e devem ser utilizados como uma ferramentaimportante de educação, pois somente o que é lúdico faz sentido para a criança. [3] Frequentemente, as atividades lúdicas também ajudam a memorizar fatos e favorecem em testes cognitivos.
No contexto da Educação Física, as atividades lúdicas consistem em exercícios físicos sadios e intensos. Os professores consideram que tais atividades propiciam desafogo de dificuldades emocionais e sentimentos agressivos, fortalecendo entre outras coisas a autoestima e a segurança[4].
Atividades lúdicas em sala
Na educação infantil, as atividades lúdicas são mais empregadas no aprendizado das crianças de 0 a 5 anos de idade, onde elas interagem umas com as outras, desempenham papéis sociais (papai e mamãe), desenvolvem a imaginação, criatividade e capacidade motora e de raciocínio. Alguns educadores julgam necessário que as brincadeiras sejam direcionadas e possuam um objetivo claro, sob o argumento de que são importantes no desenvolvimento afetivo, motor, mental, intelectual, social, enfim no desenvolvimento integral da criança.
A brincadeira é mais que passatempo, ela ajuda no desenvolvimento, promovendo processos de socialização e descoberta do mundo.

Referências

  1.  HUIZINGA, Johan (2008). Homo Ludens. São Paulo: Perspectiva
  2.  MACEDO, Lino de, (2005). Os jogos e o lúdico na aprendizagem escolar. Porto Alegre: Artmed
  3.  MACEDO, Lino (2005). Os jogos e o lúdico na aprendizagem escolar. Porto Alegre: Artmed
  4.  REZENDE, J.A; em Atividades lúdicas selecionadas na terapêutica da Ansiedade para Deficientes Auditivos - (Tese de Mestrado - 2010)


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